22 jul 2013

Porque a Linha de Visão ou Visada (Line of Sight (LOS)) é tão importante?

0 Comentários

 

Quando desenvolvemos uma conexão sem fios ao ar livre, a primeira questão a se perguntar é o que existe entre o ponto A (antena 1) e o ponto B (antena 2). A linha que separa  as duas antenas é a chamada Linha de Visão ou Visada.
Existem três principais categorias de Linhas de Visão, a primeira sendo “Linha de Visão Completa” ou “Visada Completa” onde não existem obstáculos entre as duas antenas, a segunda é chamada de “Linha de Visão Parcial” ou “Visada Parcial” onde existem obstáculos parciais como copa de arvores entre as duas antenas. A terceira e ultima é chamada de “Linha de Visão Encoberta” ou “Visada Encoberta” onde há total obstrução entre as duas antenas. Determinando as condições da Linha de Visão, você pode determinar o tipo correto de sistema sem fio a utilizar.
A Zona Fresnel mostrada nas ilustrações abaixo é um fenômeno eletromagnético, onde as ondas de luz ou sinais de rádio são difratadas ou desviadas por objetos sólidos perto do seu caminho. As ondas de rádio refletidas nos objetos podem chegar fora de fase com o sinal que viaja diretamente para a outra antena, reduzindo assim a força do sinal recebido.

Para instalações sem fios em ambientes fechados é importante considerar obstáculos como paredes, tetos e móveis, que irão afetar a Linha de Visão e consequentemente na recepção dos sinais. Nas transmissões sem fios, reflexão (quando os sinais sem fio “quicam” nos objetos) e multicaminhamento (quando os sinais viajam por diferentes caminhos, chegando até o receptor em diferentes instantes) são problemas importantes para determinar a força do sinal a ser utilizado e ter sucesso na instalação do sistema. Um sinal também vai apresentar picos e vales em sua amplitude e alteração da sua polarização (vertical ou horizontal) quando propagados através de paredes, tetos e refletidos em objetos metálicos. Uma “Linha de Visão Completa” é um fator importante para instalações sem fios.
O Caminho da Linha de Visão (Path LOS) é outra área de preocupação quando lidamos com a Linha de Visão (LOS). Por exemplo, embora sinais de 2,4 Ghz passem bem pelas paredes, eles têm problemas para passar por árvores e folhas, isto se dá devido a água contida nos vegetais. Paredes são muito secas e árvores contêm altos níveis de fluidos. Ondas de rádio na banda de 2,4 Ghz são absorvidas pela água facilmente. Frequências de 900 MHz são melhores para situações de “Linha de Visão Parcial” e “Linha de Visão Encoberta”, com árvores como obstáculos, pois ondas a esta frequência são pouco absorvidas comparadas às de 2,4 GHz.

Fonte: http://www.l-com.com/

[acima]