Construção

Como o GPS é utilizado na construção

Tecnologia GPS foi utilizada inicialmente pelos Estados Unidos com fins militares, que lançou satélites para órbita da terra para ajuda-los a planejar melhor a movimentação de suas tropas e obter informações precisas de localização. Hoje em dia a tecnologia GPS é comumente usada para aplicações civis, incluindo a indústria da construção.

Levantamentos

Equipes de construção poupam tempo levantando o terreno onde será construído utilizando equipamentos GPS. Ao invés de treinar equipes para fazer o levantamento utilizando equipamentos convencionais, empresas de construção fornecem aos seus funcionários aparelhos GPS. Porque serem mais fáceis de manusear e fazer levantamentos da área onde será construída, além da rapidez que os equipamentos GPS fornecem ao levantamento, liberando mais rapidamente o início das obras.

Aparelhos de mão e veicular

Unidades GPS instaladas nas máquinas e veículos ajudam aos operadores encontrar o local preciso no canteiro de obras aonde deve ser depositado os materiais e equipamentos, assim como onde levar a equipe. Além disso, os aparelhos de mão são úteis quando os trabalhadores necessitam andar em uma área que não é acessível às maquinas e veículos.

Gestão de frotas

Com os aparelhos GPS instalados nas máquinas e veículos, é possível gerenciar a frota na construção civil. Através de um software é possível verificar onde as máquinas estão trabalhando, qual sua velocidade e produtividade. Esta informação é vital para empresas que visão maximizar a segurança dos funcionários. Os gerentes podem classificar os melhores operadores de máquinas, viabilizando assim a identificação de operários que necessitam cursos de reciclagem.

 

gtri site