Mineração

Fatalidades entre operadores de equipamentos em minas a céu aberto pode ser reduzido se a tecnologia GPS é incorporada em suas máquinas. Atualmente, o GPS está se tornando um componente padrão em sistemas de caminhões e levantamento de campo. Especialmente nas grandes minas a céu aberto, mapas de “pit and dump” estão sendo feitas em tempo real e podem ser transferidos diretamente para os computadores de bordo dos caminhões. Com o diferencial de equipamentos GPS a bordo, pode-se determinar rapidamente as coordenadas exatas de um determinado caminhão com precisão de menos de um metro e avaliar se um determinado caminhão está perigosamente perto da borda de um buraco. Acidentes fatais relacionados com tarefas de “dumping” estão ocorrendo em números significativos.

Benefícios da aplicação do GPS em pás e escavadeiras
  • Mineração seletiva precisa de horizontes mineralizados
  • Precisão para encontrar a linha de carvão para operação de decapagem, reduzindo o “overdig”, ou perda de carvão.
  • Representação precisa de áreas de risco, como áreas desmonte de rochas ou áreas sustentadas por trabalhos subterrâneos antigos.
  • Criando mais bancos, reduzindo o tempo gasto no ciclo de caminhões, motoniveladoras e etc.
O papel da alta precisão do GPS na mineração

A tecnologia GPS pode localizar uma pá ou lamina de uma escavadeira dentro de 50 mm de precisão. Outros resultados positivos incluem a mineração seletiva, mesmo quando o minério é visualmente indistinguível do resíduo. Grau de rastreamento de minério de cada parcela através da mina. Monitoramento em tempo real da produtividade, análise detalhada de segurança pós-acidente e rastreio de cada equipamento.

Benefícios do GPS nas máquinas para mineração

Existem dois maiores benefícios para incorporação do GPS no sistema de direção de máquinas para mineração:

  • Informação gerada pode ajudar o operador localizar a jazida x posição da máquina ou localização do depósito de minérios
  • Informação pode ser enviada para a central de controle em tempo real, permitindo saber o que foi feito, aumentando a produtividade e qualidade em tempo real.
Benefícios específicos nas máquinas para mineração
  • Escavadeiras. Obras de movimentação de terras completas em campo sem a necessidade do levantamento de campo. Projeto de descascamento sofisticado pode ser implementado que prevê o movimento ideal e eficiente do material, com a utilização do GPS para guiar o operador, onde ir e o quanto retirar de material.
  • Brocas. Informações geradas pelas brocas podem ser integradas com o GPS.
  • Escavadoras Hidráulicas pode ser usada para projetar o “grade” e determinar a posição. Também pode ajudar na mineração seletiva, onde não há distinção visual entre minérios, especialmente em operação de óxidos de ouro.
  • Ganhos de produtividade virão de, entre outras coisas, a eliminação de erros, retrabalho e eliminação de levantamento de campo. Alta recuperação e baixa perda de minerais valiosos, e mais confiança do operador.

 

 

tecnologia_gtri600